Dr. Roger Pereira de Oliveira

A dor torácica (ou dor no peito) é uma queixa comum que pode ter muitas causas, algumas benignas e outras potencialmente graves (trazendo risco de vida).

Aqui vamos explorar as causas mais comuns de dor torácica, alguns  métodos usados pra se fazer o diagnóstico algumas opções de tratamento para aliviar o desconforto e garantir a saúde do paciente.

dor no peito

Entendendo a Dor Torácica (dor no peito)

A dor torácica é definida como qualquer desconforto ou dor que ocorre na região do peito, incluindo a área abaixo do pescoço até a parte superior do abdome (acima do umbigo). Pode variar em intensidade, duração e qualidade, sendo descrita como uma sensação de desconforto, pressão, aperto, queimação ou pontada, e a dor pode também irradiar para o braço, pescoço, costas, entre outros.

As causas da dor torácica podem ser cardíacas, pulmonares, gastrointestinais, musculoesqueléticas ou até mesmo relacionadas à ansiedade.

Causas Comuns de Dor Torácica:

Começando pelas mais preocupantes (potencialmente graves):

  1. Causas Cardíacas (cardiovasculares): Incluem angina (dor no peito devido à redução do fluxo sanguíneo para o coração), podendo chegar ao infarto agudo do miocárdio (ou ataque cardíaco, no qual o fluxo de sangue pro coração está muito ou totalmente comprometido). A membrana que envolve o coração também pode ser inflamar (pericardite), causando dor no peito. As doenças das válvulas cardíacas podem levar a desconforto torácico. Outra causa grave de dor no peito é a dissecção da artéria aorta, na qual a ocorree um “rasgo” na parede da artéria, trazendo grande risco para a vida do paciente. As causas cardíacas exigem intervenção médica urgente.
coração

2. Causas Pulmonares: Pneumonia, embolia pulmonar (coágulo sanguíneo nos pulmões), pneumotórax (colapso do pulmão) e pleurite (inflamação da membrana que reveste os pulmões) são exemplos de condições pulmonares que podem causar dor torácica e também exigem intervenção médica urgente.

pulmão

3. Causas Gastrointestinais: Refluxo gastroesofágico, úlceras pépticas, excesso de gases, espasmos do esôfago e cálculos biliares (cólica biliar) são algumas das condições gastrointestinais que podem causar dor no peito.

estômago

4. Causas Musculoesqueléticas: Costocondrite (inflamação da cartilagem que liga as costelas ao esterno), lesões musculares e fraturas costais podem levar à dor torácica.

5. Causas Psicogênicas: Ansiedade e ataques de pânico podem causar sintomas semelhantes aos de problemas cardíacos, sendo um deles a dor no peito.

ansiedade e dor no peito

6. Outras causas: A inflamação de um pequeno nervo que passa entre as costelas também pode causar dor (Neurite intercostal). Lembrar também de uma infecção viral relativamente comum, que pode acometer um nervo da parede torácica e causar muita dor é a Herpes Zoster (nesse caso é comum o surgimento de lesões avermelhadas e bolhosas acompanhando a dor).

herpes zoster

Diagnóstico e Avaliação

O diagnóstico da dor torácica começa com uma história clínica detalhada e um exame físico completo.

Para termos uma ideia se uma dor é preocupante ou não, é muito importante avaliar a presença de fatores de risco cardiovascular:

  1. histórico pessoal de angina ou infarto
  2. diabetes
  3. hipertensão arterial (pressão alta)
  4. tabagismo
  5. colesterol alto
  6. obesidade
  7. idade (homens > 45 anos e mulheres > 55 anos)
  8. história de infarto precoce (homens < 55 anos e mulheres < 65 anos) em familiares próximos (irmãos, pais).
  9. Outros fatores de risco mais recentes: insuficiência renal crônica, doença inflamatória crônica, HIV em uso de antiretroviral, menopausa, reposição de testosterona, uso de cocaína.

Dependendo dos sintomas e do quadro clínico do paciente, podem ser realizados exames adicionais, como:

  • – Eletrocardiograma (ECG)
eletrocardiograma
  • – Exames de sangue (dosagem de enzimas cardíacas, dímero, marcadores inflamatórios, etc)
exames de sangue
  • – Radiografias de tórax
raio-x de tórax
  • – Ecocardiograma
ecocardiograma
  • – Tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) do tórax
tomografia
  • – Endoscopia digestiva alta
endoscopia digestiva alta

Outros exames que podem ser úteis: teste ergométrico, cintilografia miocárdica, ecocardiograma com estresse farmacológico,

Tratamento

O tratamento da dor torácica depende da sua causa. Em casos de dor cardíaca, o tratamento pode incluir medicamentos para dilatar os vasos sanguíneos, medicamentos pra “afinar o sangue” (antiagregantes plaquetários) ou procedimentos invasivos, como cateterismo cardíaco e cirurgia. Para condições pulmonares, pode ser necessário tratamento com antibióticos, broncodilatadores ou anticoagulantes. Para dor musculoesquelética, repouso, analgésicos e fisioterapia podem ser recomendados.

cateterismo cardíaco

O especialista em dor torácica é o cardiologista, não deixe de agendar sua consulta se os sintomas persistirem, se você tiver fatores de risco (citados anteriormente no texto) ou se houver qualquer dúvida.

6 respostas

  1. Olá Dr.
    Estou sentindo dor no peito lado esquerdo.. não consegui dormir de lado, e qdo respiro dói..
    Porém nenhum outro sintoma. O que pode ser? Desde já Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *